Tipos de Inovação

1. Inovação de produtos e serviços

Melhorar significativamente a qualidade do bem ou do produto que sua empresa oferece é um tipo fundamental de inovação para alcançar o sucesso. Nesse caso, é importante ter um produto que, além de inovador, seja prático e tenha uma longa vida útil.

Um exemplo desse tipo de inovação é o que é aplicado em equipamentos eletrônicos, como telefones celulares ou notebooks. Nesse caso, não são desenvolvidas unicamente ideias em torno da modernização e do conforto do equipamento, mas também em suas possibilidades de atualização contínua em relação ao sistema ou software de que se utilizam.

2. Inovação em marketing

Ser uma novidade ao comercializar sua marca ou produto também é um tipo de inovação. Focar no crescimento de suas vendas é essencial para o sucesso do seu negócio e, portanto, vem daí a importância de saber como se posicionar e se diferenciar entre os seus concorrentes.

Em um mundo em que quase tudo já foi inventado, não resta mais aonde avançar com a ajuda das ferramentas modernas, mas também é necessário levar em conta os métodos tradicionais. Para obter sucesso no marketing, nem sempre é eficaz ir para o tecnológico e o digital. Muitas vezes procurar soluções simples pode ser o grande diferencial.

Por exemplo, atualizar a imagem que serviu de assinatura à sua marca. É o caso de uma marca de refrigerante de cola que decidiu modificar a imagem de sua marca voltando ao seu antigo logotipo. O resultado foi que o público se sentiu identificado com essa imagem retrô e o trabalho foi um sucesso, principalmente para captar novos consumidores.

3. Inovação organizacional

Transformar sua equipe em aliado para a criação de novas e melhores estratégias também é um tipo de inovação.

Não é nenhum segredo que as empresas que funcionam melhor são aquelas em que os processos internos são realizados de maneira eficiente e eficaz. E se adicionarmos a isso a possibilidade de detectar fraquezas, estamos falando de uma estrutura ainda mais forte e, portanto, mais produtiva.

A inovação organizacional concentra-se em alguns princípios básicos:

  • desbloquear o potencial criativo, permitindo que todos possam dar suas opiniões e contribuir com ideias;
  • gerar valor e qualidade nos processos para fortalecer os laços de compromisso e identidade com sua equipe;
  • criar e compartilhar informações, ensinando sua equipe a saber. Isso ajuda a abrir o campo de ideias que podem beneficiá-lo.

Hoje, esse tipo de inovação é amplamente aplicado em grandes empresas de comunicação digital. As marcas com potencial no mundo das redes sociais alcançaram o sucesso ao montar equipes que constantemente trazem ideias e que, ao mesmo tempo, se sentem compreendidas e podem desfrutar de um ambiente de trabalho confortável, próximo e familiar.

Isso se tornou um modelo de negócios bem-sucedido que muitos tentam levar para suas empresas para torná-las mais competitivas e mantê-las em vigor no mercado comercial.

4. Inovação de processos

Do fracasso também é possível obter boas ideias. Muitas marcas de sucesso surgiram de tentativa e erro; de ideias mal executadas que se tornaram algo melhor e esse também é um tipo de inovação.

Também é possível ter a capacidade de criar algo bom e melhor do que o projeto original, patenteando-o e introduzindo-o no mercado com sucesso. Ao se deparar com uma ideia que não funciona, vale a pena perguntar: como posso transformar esse resultado em algo benéfico?

É necessário colocar em prática todas as premissas sobre as quais comentamos anteriormente, mas também é importante fazer ajustes básicos a partir dos quais sempre surgem ideias inovadoras.

Alguns dos aspectos que você precisará levar em consideração são:

  • investir em melhorias para o seu produto;
  • tomar como modelo inspirador marcas antigas com um histórico de sucesso;
  • melhorar o uso do seu produto de acordo com as necessidades do consumidor.

Existem muitos exemplos de marcas e empresas que são bem-sucedidas atualmente, mas que em seus primórdios tiveram quedas monumentais que as colocaram à beira da falência.

Entre elas estão a empresa cujo logotipo é uma maçã, as principais companhias aéreas e a marca de um dos cafés mais consumidos no mundo.

Além dos tipos de inovação mencionados no quadro, há dois outros aspectos que merecem ser destacados: o grau de novidade e a direção do 
esforço de inovação.

O grau de novidade da inovação determina se ela é INCREMENTAL, um ajuste, uma pequena melhoria em algo já existente; ou RADICAL, um avanço significativo, capaz de transformar um determinado mercado.

Esta classificação pode se combinar aos tipos de inovação. Por exemplo, podemos ter uma inovação de processo incremental, como a informatização de processos de uma secretaria acadêmica; ou radical, como a implementação de um processo de acompanhamento personalizado do desempenho dos estudantes com apoio de inteligência artificial. É como se tivéssemos uma espécie de escala. Esta lógica vale para todos os tipos de inovação.
É importante ressaltar que a classificação como incremental e radical depende muito de quem analisa. É mais ou menos como aquelas questões da disciplina de Física que vemos na escola, quando analisamos um determinado fenômeno: depende do referencial. Quer ver um exemplo? Um sistema de gerenciamento de clientes para uma empresa de bairro pode ser revolucionário (uma inovação radical), para a Google é algo trivial (uma inovação incremental).

Quanto à direção do esforço de inovação, temos a chamada inovação SUSTENTADA e a inovação DISRUPITIVA. A inovação sustentada segue a lógica de desempenho vigente no mercado. Por exemplo, se o que determinada indústria persegue são automóveis velozes, as inovações sustentadas, vistas também como inovações contínuas, caminharão no sentido de propor carros ainda mais velozes. Ou seja, se o padrão de desempenho é velocidade, é isto que determinará os esforços das inovações sustentadas.

Já a inovação disruptiva, também vista como inovação descontínua, ocorre quando as regras do jogo mudam. Ou seja, quando os esforços de inovação caminham em uma direção diferente do padrão de desempenho do mercado.



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