Tipos de Inovação
Melhorar significativamente a qualidade do bem ou do produto
que sua empresa oferece é um tipo fundamental de inovação para alcançar o
sucesso. Nesse caso, é importante ter um produto que, além de inovador, seja
prático e tenha uma longa vida útil.
Um exemplo desse tipo de inovação é o que é aplicado em
equipamentos eletrônicos, como telefones celulares ou notebooks. Nesse caso,
não são desenvolvidas unicamente ideias em torno da modernização e do conforto
do equipamento, mas também em suas possibilidades de atualização contínua em relação
ao sistema ou software de que se utilizam.
2. Inovação em marketing
Ser uma novidade ao comercializar sua marca ou
produto também é um tipo de inovação. Focar no crescimento de suas vendas é
essencial para o sucesso do seu negócio e, portanto, vem daí a importância de
saber como se posicionar e se diferenciar entre os seus concorrentes.
Em um mundo em que quase tudo já foi inventado, não resta
mais aonde avançar com a ajuda das ferramentas modernas, mas também é
necessário levar em conta os métodos tradicionais. Para obter sucesso no
marketing, nem sempre é eficaz ir para o tecnológico e o digital. Muitas vezes
procurar soluções simples pode ser o grande diferencial.
Por exemplo, atualizar a imagem que serviu de assinatura à
sua marca. É o caso de uma marca de refrigerante de cola que decidiu modificar
a imagem de sua marca voltando ao seu antigo logotipo. O resultado foi que o
público se sentiu identificado com essa imagem retrô e o trabalho foi um
sucesso, principalmente para captar novos consumidores.
3. Inovação organizacional
Transformar sua equipe em aliado para a criação de novas e
melhores estratégias também é um tipo de inovação.
Não é nenhum segredo que as empresas que funcionam melhor
são aquelas em que os processos internos são realizados de maneira eficiente e
eficaz. E se adicionarmos a isso a possibilidade de detectar fraquezas, estamos
falando de uma estrutura ainda mais forte e, portanto, mais produtiva.
A inovação organizacional concentra-se em alguns princípios
básicos:
- desbloquear
o potencial criativo, permitindo que todos possam dar suas opiniões e
contribuir com ideias;
- gerar
valor e qualidade nos processos para fortalecer os laços de compromisso e
identidade com sua equipe;
- criar
e compartilhar informações, ensinando sua equipe a saber. Isso ajuda a
abrir o campo de ideias que podem beneficiá-lo.
Hoje, esse tipo de inovação é amplamente aplicado em grandes
empresas de comunicação digital. As marcas com potencial no mundo das redes sociais
alcançaram o sucesso ao montar equipes que constantemente trazem ideias e que,
ao mesmo tempo, se sentem compreendidas e podem desfrutar de um ambiente de
trabalho confortável, próximo e familiar.
Isso se tornou um modelo de negócios bem-sucedido que muitos
tentam levar para suas empresas para torná-las mais competitivas e
mantê-las em vigor no mercado comercial.
4. Inovação de processos
Do fracasso também é possível obter boas ideias. Muitas
marcas de sucesso surgiram de tentativa e erro; de ideias mal executadas que se
tornaram algo melhor e esse também é um tipo de inovação.
Também é possível ter a capacidade de criar algo bom e
melhor do que o projeto original, patenteando-o e introduzindo-o no mercado com
sucesso. Ao se deparar com uma ideia que não funciona, vale a pena perguntar:
como posso transformar esse resultado em algo benéfico?
É necessário colocar em prática todas as premissas sobre as
quais comentamos anteriormente, mas também é importante fazer ajustes básicos a
partir dos quais sempre surgem ideias inovadoras.
Alguns dos aspectos que você precisará levar em consideração
são:
- investir
em melhorias para o seu produto;
- tomar
como modelo inspirador marcas antigas com um histórico de sucesso;
- melhorar
o uso do seu produto de acordo com as necessidades do consumidor.
Existem muitos exemplos de marcas e empresas que são
bem-sucedidas atualmente, mas que em seus primórdios tiveram quedas monumentais
que as colocaram à beira da falência.
Entre elas estão a empresa cujo logotipo é uma maçã, as
principais companhias aéreas e a marca de um dos cafés mais consumidos no
mundo.
Comentários
Postar um comentário